INFORMATIVO Nº 036/2005

PSS-2006 - PROVAS DA 1ª E DA 2ª SÉRIE

 

 

A COPERVE informa que, no prazo estabelecido no art.30, § 3º, da Resolução Nº 15/2003 – CONSEPE, foram recebidos os seguintes questionamentos sobre as provas aplicadas. Após análise por parte das respectivas bancas elaboradoras, a conclusão é a que segue:

 

 

MATÉRIA

QUESTÃO (SÉRIE)

DECISÃO – JUSTIFICATIVA

Biologia

55 (1ª série)

Mantida a alternativa c como a única correta. A alternativa a reclamada como a correta não pode ser aceita, uma vez que a afirmativa II é falsa. Todo e qualquer espermatozóide possui mitocôndrias. Observe-se também que, na fecundação, tanto o espermatozóide quanto o óvulo deixam de existir como células individuais (n), dando origem ao zigoto (2n).

Biologia

55 (2ª série)

Mantida a alternativa a como a única correta. A dúvida levantada pelo reclamante não procede. De fato, o carrapato é aracnídeo.

Espanhol

67 e 68 (1ª série)

Mantidas as alternativas b e d, respectivamente, como as únicas corretas. Quanto ao questionamento sobre palavras do texto utilizado para as questões, observa-se que na questão 67 não se pede a tradução de expressão nem a definição da mesma. A expressão reclamada, “muy fome”, está contextualizada, não está solta, e tem a finalidade de ser interpretada dentro do texto, utilizando-se, entre outras estratégias de leitura, a inferência. O texto é material real, atual, e não foi criado pela banca elaboradora.

Física

43 (1ª série)

Admitidas as alternativas d e e como corretas. A questão testa o conhecimento do candidato acerca de colisões. Quando dois corpos colidem, aparecem forças internas muito fortes agindo em um intervalo de tempo extremamente curto. Como essas forças são, em geral, muito mais fortes que as forças externas, no curto intervalo de tempo do choque, o impulso devido às forças externas é desprezível face ao impulso devido às forças internas. Isso faz com que a quantidade de movimento seja conservada, o que corresponde à alternativa d. Entretanto, em caso excepcional, quando as forças externas são de intensidade comparável à das forças internas, o impulso devido às forças externas não pode mais ser desprezado frente ao das forças internas e a quantidade de movimento não é conservada, o que corresponde à alternativa e.

Física

44 (2ª série)

Mantida a alternativa c como a única correta. A argumentação apresentada na reclamação não tem fundamento.

Geografia

15 (2ª série)

Mantida a alternativa e como a única correta. A questão não classifica o tipo de agricultura predominante no Brasil, se atrasada ou moderna, apenas constata um processo cada vez mais presente na agricultura brasileira e mundial, que é o emprego de tecnologia na produção agrícola, trazendo, entre outras conseqüências, a diminuição do número de trabalhadores rurais no campo.

História

22 (2ª série)

Mantida a alternativa c como a única correta. O papel da Holanda na agroindústria açucareira começou muito antes das invasões holandesas. Estas aconteceram justamente em decorrência de interesses holandeses (capitais judeus) na economia açucareira.

História

23 (2ª série)

Mantida a alternativa a como a única correta. Houve tolerância com as “línguas gerais” indígenas para possibilitar as atividades descritas na afirmativa: catequese, bandeiras, comércio e alianças. Em São Paulo, por exemplo, a “língua geral” era a língua do cotidiano até o início do século XIX. A própria catequese se vale da língua geral indígena (Anchieta). Não houve tolerância com as línguas africanas para impedir a comunicação entre negros escravos da mesma etnia. Por isso eram misturadas etnias nos navios negreiros e na empresa agrícola.

Química

50 (2ª série)

Mantida a alternativa d como a única correta. A argumentação apresentada na reclamação não tem fundamento.

Química

52 (2ª série)

Mantida a alternativa e como a resposta. A questão. pede a alternativa INCORRETA e a única afirmativa incorreta se encontra na alternativa e.

 

 

 

                                      João Pessoa, 20 de dezembro de 2005

 

 

                                        Prof. João Batista Correia Lins Filho

                                               Presidente da COPERVE