CORREÇÃO DAS PROVAS DE REDAÇÃO

As redações foram corrigidas por uma banca, composta de professores da UFPB e de professores do Ensino Médio da rede pública, conforme previsto pela Resolução que rege o PSS.

Saliente-se que, sendo a correção das redações tarefa que envolve uma análise criteriosa, a COPERVE tem, por esse momento, os mesmos cuidados que dispensa à elaboração das provas.

Por essa razão, o processo de correção constituiu-se de dois momentos: treinamento dos examinadores e correção das redações. Para o treinamento, os coordenadores selecionaram amostras de redações dos dois gêneros solicitados na prova, com o objetivo de, nessa amostragem, trabalhar a grade de correção abaixo apresentada, no sentido de garantir homogeneização dos critérios e atenuar a flutuação no julgamento.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

ASPECTOS CONSIDERADOS

Adequação ao Gênero/Tema

Organização textual adequada ao(s) gênero(s) / tema(s) solicitado(s).

Coerência Textual

Princípio da não-contradição, da continuidade e da progressão do sentido entre as partes do texto.

Coesão Textual

Emprego adequado dos elementos coesivos referenciadores e seqüenciadores, que assinala a manutenção, a progressão do sentido, e as relações lógico-semânticas entre os enunciados.

Norma Culta Escrita

Usos da linguagem adequados aos diferentes gêneros textuais/discursivos.

No treinamento, foram também estabelecidos os seguintes procedimentos:

-   os professores, componentes da banca de correção, foram distribuídos em dois grupos;

-   cada grupo de correção atuou sob a coordenação de dois professores;

-   cada redação foi corrigida por dois examinadores pertencentes a grupos de correção distintos, sem que nenhum deles tivesse conhecimento da nota atribuída pelo outro;

-    nos casos em que se registrou diferença superior a dois pontos nas notas atribuídas, a redação foi reavaliada pela Banca de Revisão, que atribuiu a nota final.

Encerrada a correção, os coordenadores elaboraram um documento com base nos relatórios dos professores examinadores, abordando o desempenho dos candidatos, segundo os critérios estabelecidos para a correção, conforme síntese a seguir.

No que diz respeito ao critério GÊNERO E TEMA, foi observado que houve um melhor desempenho dos candidatos na questão 1 (artigo de opinião). Na questão 2 (carta), um número elevado de candidatos demonstrou desconhecer a estrutura desse gênero, não obstante a questão apresentar a definição e a estrutura do gênero carta[1]. Essa constatação permitiu compreender que a produção de textos contemplando gêneros textuais merece ainda uma atenção maior da escola, visto que os candidatos continuam presos ao modelo tradicional de redação (texto escolarizado), fato que vem comprovar o melhor desempenho dos candidatos na questão 1.

No entanto, em relação à questão 1, foi observado que os textos produzidos apresentaram um baixo nível de informatividade, comprometendo, assim, a argumentação textual e a progressão de sentido. Tal fato tornou os textos repetitivos e circulares, do ponto de vista dos argumentos defendidos, demonstrando uma visão limitada acerca do tema abordado. Quanto à questão 2, os textos produzidos apresentaram, também, um baixo nível de desempenho (criatividade/originalidade).

Quanto aos critérios COERÊNCIA E COESÃO TEXTUAIS, observaram-se problemas relativos ao emprego dos elementos seqüenciadores e os de referência que afetam a organização geral do texto, interferindo na própria coerência. Nesses critérios ainda foram registrados problemas de inadequação vocabular, ora com a criação desnecessária de neologismos, ora com o emprego indevido de palavras já existentes, afetando também o sentido geral do texto.

Com relação ao critério NORMA CULTA ESCRITA, foi constatado que problemas apontados em anos anteriores ainda foram recorrentes em um grande número de produções, tais como: desvios de concordância, regência, pontuação, além de problemas de registro ortográfico, incluindo a acentuação gráfica.

Foi verificado, ainda, que um número expressivo de candidatos revelou falta de competência leitora, não entendendo as propostas de produção textual e os textos de apoio. Nesse sentido, pode-se afirmar que há um grave problema de leitura interferindo na produção, isto é, há uma dificuldade de compreensão do enunciado da questão.

Finalizada a etapa de correção, dentre os textos produzidos no PSS- 2008, a Banca Examinadora da Prova de Redação selecionou os textos a seguir como produções que atenderam satisfatoriamente aos seguintes critérios de avaliação: adequação ao gênero e ao tema proposto; coerência e coesão textuais; e norma culta. Ressalte-se que foi mantida a fidelidade à escrita dos textos originais.

 

Questão 1

Punições para políticos corruptos

Candidata: THALITA DO NASCIMENTO SILVA - Curso: MEDICINA

Nos últimos anos, escândalos de corrupção, envolvendo políticos brasileiros, passaram a ser noticiados, constantemente, pela mídia. Porém, recentemente, o assunto mais enfocado pelos veículos de comunicação é a punição de políticos corruptos.

As punições aplicadas aos políticos condenados por corrupção, pelo Supremo Tribunal Federal, compreendem o afastamento temporário do cargo, a cassação do mandato e a prisão do político criminoso, por exemplo. Tratam-se de medidas justas, e que representam um marco na história política brasileira: uma gradativa diminuição da impunidade nos casos de corrupção.

Felizmente, apesar de todos os obstáculos enfrentados pela justiça do Brasil, como os grandes poderes econômicos e políticos dos réus, as punições estão sendo executadas adequadamente.

Enfim, é admirável a atuação da justiça brasileira diante dos crimes de corrupção, os quais tanto indignam o povo brasileiro. Esperamos, não apenas, que os corruptos sejam punidos de forma exemplar, mas também, que crimes como esses, aos poucos, possam diminuir.

Cidadã Brasileira.

 

Questão 1

Queremos confiar na justiça brasileira.

Candidata: ANA PAULA MESQUITA UCHOA - Curso: MEDICINA

Convivemos diariamente com notícias de corrupção em nosso país. Os escândalos são freqüêntes e vergonhosos. Um novo caso de desvio de dinheiro público nos faz esquecer a quebra de decoro parlamentar da semana passada, levando-nos a acreditar que a impunidade sempre vence.

Nossa esperança renasceu diante da decisão do Supremo Tribunal Federal em aceitar a denúncia do Ministério Público no caso do “mensalão”. Esperamos que atitudes como essa representem o início de um novo modelo para a justiça brasileira, uma vez que os políticos estão acostumados a utilizarem suas influências em benefício próprio e saírem ilesos.

A justiça deve estar ao lado do povo brasileiro, punindo, quando necessário, os políticos que foram escolhidos por pessoas que trabalham honestamente e pagam seus impostos.

É preciso que haja uma grande mudança na justiça brasileira. Precisamos de governantes honestos que defendam nossos direitos e cumpram seus deveres. Os políticos corruptos devem ser punidos severamente.

Cidadã Brasileira

 

Questão 2

Candidata: LAURA REGINA MANGUEIRA BARROS - Curso: LETRAS PORTUGUÊS (LIC) JP/NOITE

João Pessoa, 19 de dezembro de 2007

Senhor Gerente da empresa Pão de Açúcar,

Falar no que faz alguém feliz é muito relativo diante do ponto de vista de cada um. O que pode ser bom para alguém, pode não ser bom para outra pessoa, senhor gerente.

Para mim, o conceito de felicidade vem da paz interior que sinto, da consciência tranqüila, dos deveres e obrigações cumpridos, da luta de cada dia pelos meus direitos e sonhos e a mais importante delas e que me faz realmente feliz é olhar o semblante do meu filho dormindo.

Ser feliz não está relacionado em nada com dinheiro ou posição social e sim com o que a vida tem de mais real a nos oferecer, a capacidade de enchergar beleza nas coisas mais simples.

Atenciosamente,

A sonhadora

 

Questão 2

Candidata: ANA VIVIAN FERREIRA DA COSTA - Curso: MEDICINA

Sousa, 19 de dezembro de 2007.

Caro Gerente,

O que me faz feliz é saber que existe alguém pensando em mim. É receber um telefonema inesperado da pessoa de quem mais gosto. É estar rodeada de amigos, rindo e falando besteiras. É comer brigadeiro pregando na panela e ouvir um bom forró. Ir à uma festa e sair com os pés machucados por ter dançado muito. É sentir um bom perfume e ouvir eu te amo de uma pessoa bem especial. É sentir um “frio na barriga” de ansiedade nas vésperas de encontrar o meu grande amor. É isso que me faz feliz.

A sonhadora

 


PSS 2008

QUESTÕES APRESENTADAS NA PROVA DE REDAÇÃO

ORIENTAÇÕES GERAIS

 

§ Mantenha FIDELIDADE ao TEMA e ao GÊNERO solicitados em cada questão.

§ Utilize as informações fornecidas pelos textos apresentados para cada questão. Os textos NÃO PODEM SER COPIADOS. Caso seja necessário citar passagens desses textos, use aspas.

§ Apresente letra legível, com TINTA PRETA ou AZUL.

§ Faça rascunho, se necessário, nas páginas indicadas neste Caderno de Questões. Contudo, os RASCUNHOS NÃO SERÃO CORRIGIDOS.

§ Responda às questões 01 e 02 nos espaços predeterminados nas folhas de respostas. RESPOSTA FORA DO ESPAÇO ESTABELECIDO NÃO SERÁ CORRIGIDA.

Prova de Redação: Questão 01

A corrupção não é um fato novo na história do Brasil. O caso do “mensalão” (escândalo da transferência de recursos a parlamentares, em 2005) é um capítulo a mais. A decisão do Supremo Tribunal Federal, em 28 de agosto de 2007, transformando em réus 40 (quarenta) envolvidos nesse escândalo, é um caso inédito para o povo brasileiro.

Acerca dessa decisão, considere os fragmentos de textos:

“A histórica decisão do STF, enquadrando a “quadrilha” do mensalão, pode ser o início de mudança do paradigma de impunidade para os poderosos, até agora vigente no País.”

(ALMEIDA, José Nobre. ISTOÉ, São Paulo, n.1975, p.14, set.2007. Seção Cartas).

 

“A briga não será fácil. Contra a verdadeira justiça estão o poder econômico e a influência política dos espertalhões — os que usufruíram de seus cargos para cometer os delitos.”

(SILVA, Fábio Moreira da. ISTOÉ, São Paulo, n. 1975. p.12, set.2007. Seção Cartas).

“Ao acolher a denúncia do Ministério Público, o STF acendeu uma pequena luz no fim do túnel para a decência e a moralidade no nosso Brasil. As casas de apostas pagavam dez por um na impunidade, diante dos últimos acontecimentos. Pelo menos agora o caminho está aberto para a punição daqueles que tanto corromperam e zombaram da dignidade do nosso povo.”

(SAGUIAR NETO, Habib.  ISTOÉ, São Paulo, n.1975. p.12, set.2007. Seção Cartas).

A partir das idéias contidas nesses fragmentos, considere-se um leitor que deseja expressar, em um jornal, o seu ponto de vista a respeito da atuação da justiça no Brasil. Para tanto, redija um artigo de opinião, observando as seguintes orientações:

C  O artigo de opinião, geralmente publicado em jornais e revistas, compreende textos “nos quais o autor expressa seu ponto de vista sobre o tema em discussão”.

(CEREJA,William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Texto e Interação: uma proposta de produção textual a partir de Gêneros e projetos. 2 ed. São Paulo: Atual, 2005, p.129).

Prova de Redação: Questão 02

 Leia o texto:

 

(Revista Veja. São Paulo, n.11, p. 35, 21 mar. 2007).

 Esse texto apresenta uma série de elementos e situações que podem levar as pessoas a se sentirem felizes. Nele, o leitor, por vezes, é interpelado sobre a seguinte pergunta: “O que faz você feliz?”

Considerando que uma empresa realizará um concurso para premiar o(a) candidato(a) que melhor responda, por meio de uma carta, à pergunta “O que faz você feliz?”, e supondo que você participará desse concurso, redija seu texto, observando as seguintes orientações:

· Siga a estrutura padrão de uma carta;

· Dirija sua carta ao gerente da empresa;

· Use a norma culta da língua escrita;

· Redija sua carta com, no mínimo, 10 linhas e, no máximo, com 15;

· Assine sua carta usando o pseudônimo “O(A) Sonhador(a)”.

C “A carta é um gênero textual que costuma apresentar uma estrutura padrão, composta de local e data, vocativo (o nome da pessoa a quem se dirige a carta), texto e assinatura.”

(CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Texto e Interação: uma proposta de produção textual a partir de Gêneros e projetos. 2 ed. São Paulo: Atual, 2005, p.17).

 

 

[1]  As questões de redação solicitadas na prova do PSS 2008 encontram-se apresentadas, na íntegra, ao final desse texto.