CORREÇÃO
DAS PROVAS DE REDAÇÃO
As redações
foram corrigidas por uma banca, composta de professores da UFPB e de professores
do Ensino Médio da rede pública, conforme previsto pela Resolução que rege o
PSS.
Saliente-se que, sendo a correção das redações tarefa que envolve uma análise criteriosa, a COPERVE tem, por esse momento, os mesmos cuidados que dispensa à elaboração das provas.
Por essa razão, o processo de correção constituiu-se de dois momentos: treinamento dos examinadores e correção das redações. Para o treinamento, os coordenadores selecionaram amostras de redações dos dois gêneros solicitados na prova, com o objetivo de, nessa amostragem, trabalhar a grade de correção abaixo apresentada, no sentido de garantir homogeneização dos critérios e atenuar a flutuação no julgamento.
CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO |
ASPECTOS
CONSIDERADOS |
Adequação
ao Gênero/Tema |
Organização textual adequada ao(s) gênero(s) / tema(s) solicitado(s). |
Coerência
Textual |
Princípio da não-contradição, da continuidade e da progressão do sentido entre as partes do texto. |
Coesão
Textual |
Emprego adequado dos elementos coesivos referenciadores e seqüenciadores, que assinala a manutenção, a progressão do sentido, e as relações lógico-semânticas entre os enunciados. |
Norma
Culta Escrita |
Usos da linguagem adequados aos diferentes gêneros textuais/discursivos. |
No
treinamento, foram também estabelecidos os seguintes procedimentos:
- os
professores, componentes da banca de correção, foram distribuídos em dois
grupos;
-
cada grupo de correção atuou sob a coordenação de dois professores;
-
cada redação foi corrigida por dois examinadores pertencentes a grupos
de correção distintos, sem que nenhum deles tivesse conhecimento da nota
atribuída pelo outro;
- nos casos em que se
registrou diferença superior a dois pontos nas notas atribuídas, a redação
foi reavaliada pela Banca de Revisão, que atribuiu a nota final.
Encerrada a correção, os coordenadores elaboraram um documento com base nos relatórios dos professores examinadores, abordando o desempenho dos candidatos, segundo os critérios estabelecidos para a correção, conforme síntese a seguir.
No que diz respeito ao critério GÊNERO E TEMA, foi observado que houve um melhor desempenho dos candidatos na questão 1 (artigo de opinião). Na questão 2 (carta), um número elevado de candidatos demonstrou desconhecer a estrutura desse gênero, não obstante a questão apresentar a definição e a estrutura do gênero carta[1]. Essa constatação permitiu compreender que a produção de textos contemplando gêneros textuais merece ainda uma atenção maior da escola, visto que os candidatos continuam presos ao modelo tradicional de redação (texto escolarizado), fato que vem comprovar o melhor desempenho dos candidatos na questão 1.
No entanto, em relação
à questão 1,
foi observado que os textos produzidos apresentaram um baixo nível de
informatividade, comprometendo, assim, a argumentação textual e a progressão
de sentido. Tal fato tornou os textos repetitivos e circulares, do ponto de
vista dos argumentos defendidos, demonstrando uma visão limitada acerca do tema
abordado. Quanto à questão 2, os textos produzidos apresentaram, também, um
baixo nível de desempenho (criatividade/originalidade).
Quanto aos critérios
COERÊNCIA E COESÃO TEXTUAIS, observaram-se problemas relativos ao emprego dos
elementos seqüenciadores e os de referência que afetam a organização geral
do texto, interferindo na própria coerência. Nesses critérios ainda foram
registrados problemas de inadequação vocabular, ora com a criação desnecessária
de neologismos, ora com o emprego indevido de palavras já existentes, afetando
também o sentido geral do texto.
Com relação ao critério
NORMA CULTA ESCRITA, foi constatado que problemas apontados em anos anteriores
ainda foram recorrentes em um grande número de produções, tais como: desvios
de concordância, regência, pontuação, além de problemas de registro ortográfico,
incluindo a acentuação gráfica.
Foi verificado,
ainda, que um número expressivo de candidatos revelou falta de competência
leitora, não entendendo as propostas de produção textual e os textos de
apoio. Nesse sentido, pode-se afirmar que há um grave problema de leitura
interferindo na produção, isto é, há uma dificuldade de compreensão do
enunciado da questão.
Finalizada
a etapa de correção, dentre os textos produzidos no PSS-
Questão 1
Punições
para políticos corruptos
Candidata:
THALITA DO NASCIMENTO SILVA - Curso: MEDICINA
Nos últimos anos, escândalos de corrupção, envolvendo
políticos brasileiros, passaram a ser noticiados, constantemente, pela mídia.
Porém, recentemente, o assunto mais enfocado pelos veículos de comunicação
é a punição de políticos corruptos.
As punições aplicadas aos políticos condenados por
corrupção, pelo Supremo Tribunal Federal, compreendem o afastamento temporário
do cargo, a cassação do mandato e a prisão do político criminoso, por
exemplo. Tratam-se de medidas justas, e que representam um marco na história
política brasileira: uma gradativa diminuição da impunidade nos casos de
corrupção.
Felizmente, apesar de todos os obstáculos enfrentados
pela justiça do Brasil, como os grandes poderes econômicos e políticos dos réus,
as punições estão sendo executadas adequadamente.
Enfim, é admirável a atuação da justiça brasileira
diante dos crimes de corrupção, os quais tanto indignam o povo brasileiro.
Esperamos, não apenas, que os corruptos sejam punidos de forma exemplar, mas
também, que crimes como esses, aos poucos, possam diminuir.
Cidadã Brasileira.
Questão 1
Queremos
confiar na justiça brasileira.
Candidata:
ANA PAULA MESQUITA UCHOA - Curso: MEDICINA
Convivemos diariamente com notícias de corrupção em
nosso país. Os escândalos são freqüêntes e vergonhosos. Um novo caso de
desvio de dinheiro público nos faz esquecer a quebra de decoro parlamentar da
semana passada, levando-nos a acreditar que a impunidade sempre vence.
Nossa esperança renasceu diante da decisão do Supremo
Tribunal Federal em aceitar a denúncia do Ministério Público no caso do “mensalão”.
Esperamos que atitudes como essa representem o início de um novo modelo para a
justiça brasileira, uma vez que os políticos estão acostumados a utilizarem
suas influências em benefício próprio e saírem ilesos.
A justiça deve estar ao lado do povo brasileiro, punindo,
quando necessário, os políticos que foram escolhidos por pessoas que trabalham
honestamente e pagam seus impostos.
É preciso que haja uma grande mudança na justiça
brasileira. Precisamos de governantes honestos que defendam nossos direitos e
cumpram seus deveres. Os políticos corruptos devem ser punidos severamente.
Cidadã Brasileira
Questão 2
Candidata:
LAURA REGINA MANGUEIRA BARROS - Curso: LETRAS PORTUGUÊS (LIC) JP/NOITE
João
Pessoa, 19 de dezembro de 2007
Senhor
Gerente da empresa Pão de Açúcar,
Falar no que faz alguém feliz é muito relativo diante do
ponto de vista de cada um. O que pode ser bom para alguém, pode não ser bom
para outra pessoa, senhor gerente.
Para mim, o conceito de felicidade vem da paz interior que
sinto, da consciência tranqüila, dos deveres e obrigações cumpridos, da luta
de cada dia pelos meus direitos e sonhos e a mais importante delas e que me faz
realmente feliz é olhar o semblante do meu filho dormindo.
Ser feliz não está relacionado em nada com dinheiro ou
posição social e sim com o que a vida tem de mais real a nos oferecer, a
capacidade de enchergar beleza nas coisas mais simples.
Atenciosamente,
A
sonhadora
Questão 2
Candidata: ANA
VIVIAN FERREIRA DA COSTA - Curso: MEDICINA
Sousa,
19 de dezembro de 2007.
Caro
Gerente,
O que me faz feliz é saber que existe alguém pensando em mim. É
receber um telefonema inesperado da pessoa de quem mais gosto. É estar rodeada
de amigos, rindo e falando besteiras. É comer brigadeiro pregando na panela e
ouvir um bom forró. Ir à uma festa e sair com os pés machucados por ter dançado
muito. É sentir um bom perfume e ouvir eu te amo de uma pessoa bem especial. É
sentir um “frio na barriga” de ansiedade nas vésperas de encontrar o meu
grande amor. É
isso que me faz feliz.
A
sonhadora
PSS
2008
QUESTÕES
APRESENTADAS NA PROVA DE REDAÇÃO
ORIENTAÇÕES
GERAIS
§
Mantenha FIDELIDADE ao TEMA
e ao GÊNERO solicitados em cada questão.
§
Utilize as informações fornecidas pelos textos apresentados para cada
questão. Os textos NÃO PODEM SER
COPIADOS. Caso seja necessário
citar passagens desses textos, use aspas.
§
Apresente letra legível, com TINTA
PRETA ou AZUL.
§
Faça rascunho, se necessário, nas páginas indicadas neste Caderno de
Questões. Contudo, os RASCUNHOS NÃO SERÃO CORRIGIDOS.
§
Responda às questões 01 e 02 nos espaços predeterminados nas folhas de
respostas. RESPOSTA FORA DO ESPAÇO
ESTABELECIDO NÃO SERÁ CORRIGIDA.
Prova de Redação: Questão
01
A corrupção
não é um fato novo na história do Brasil. O caso do “mensalão” (escândalo
da transferência de recursos a parlamentares, em 2005) é um capítulo a mais.
A decisão do Supremo Tribunal Federal, em 28 de agosto de 2007, transformando
em réus 40 (quarenta) envolvidos nesse escândalo, é um caso inédito para o
povo brasileiro.
Acerca dessa decisão, considere
os fragmentos de textos:
“A
histórica decisão do STF, enquadrando a “quadrilha” do mensalão,
pode ser o início de mudança do paradigma de impunidade para os
poderosos, até agora vigente no País.” (ALMEIDA,
José Nobre. ISTOÉ, São
Paulo, n.1975, p.14, set.2007. Seção
Cartas). |
“A
briga não será fácil. Contra a verdadeira justiça estão o poder econômico
e a influência política dos espertalhões — os que usufruíram de seus
cargos para cometer os delitos.” (SILVA,
Fábio Moreira da. ISTOÉ, São
Paulo, n. 1975. p.12, set.2007. Seção
Cartas). |
“Ao
acolher a denúncia do Ministério Público, o STF acendeu uma pequena luz
no fim do túnel para a decência e a moralidade no nosso Brasil. As casas
de apostas pagavam dez por um na impunidade, diante dos últimos
acontecimentos. Pelo menos agora o caminho está aberto para a punição
daqueles que tanto corromperam e zombaram da dignidade do nosso povo.” (SAGUIAR
NETO, Habib. ISTOÉ,
São Paulo, n.1975. p.12, set.2007. Seção
Cartas). |
A partir
das idéias contidas nesses fragmentos, considere-se um leitor que deseja
expressar, em um jornal, o seu ponto de vista a respeito da atuação
da justiça no Brasil. Para tanto, redija um artigo
de opinião, observando as seguintes orientações:
C
O artigo de opinião,
geralmente publicado em jornais e revistas, compreende textos “nos quais
o autor expressa seu ponto de vista sobre o tema em discussão”. (CEREJA,William
Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar.
Texto e Interação: uma proposta de produção textual a partir de Gêneros
e projetos. 2
ed. São Paulo: Atual,
2005, p.129). |
Prova de Redação: Questão
02
(Revista Veja. São Paulo, n.11, p. 35, 21 mar. 2007).
Considerando
que uma empresa realizará um concurso para premiar o(a) candidato(a) que melhor
responda, por meio de uma carta, à pergunta “O que faz você feliz?”, e supondo que você
participará desse concurso, redija seu texto, observando as seguintes orientações:
· Siga a estrutura padrão de uma carta;
· Dirija sua carta ao gerente da empresa;
· Use a norma culta da língua escrita;
· Redija sua carta com, no mínimo, 10 linhas e, no máximo,
com 15;
· Assine sua carta usando o pseudônimo “O(A)
Sonhador(a)”.
C
“A carta é um gênero textual que costuma apresentar uma estrutura padrão,
composta de local e data, vocativo (o nome da pessoa a quem se dirige a
carta), texto e assinatura.” (CEREJA,
William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Texto e Interação: uma proposta de produção textual a partir
de Gêneros e projetos. 2
ed. São Paulo: Atual,
2005, p.17). |
[1]
As questões de redação solicitadas na prova do PSS 2008
encontram-se apresentadas, na íntegra, ao final desse texto.