Informações Gerais

 

O QUE É O PROCESSO SELETIVO SERIADO?

O Processo Seletivo Seriado (PSS) é a forma de seleção adotada pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, desde 1999, para ingresso em seus cursos de graduação, exceto para os cursos de Bacharelado em Música, Licenciatura em Música, Teatro e Artes Visuais e Tradução, cujos ingressos são regidos por legislação específica..

O Processo Seletivo Seriado está regulamentado pela Resolução Nº 027/2009, com as modificações introduzidas pelas de Nº 055/2009, Nº 044/2010 e Nº 046/2010, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE. A Comissão Permanente do Concurso Vestibular - COPERVE é o órgão responsável pela sua execução, em todas as fases.

QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PSS?

  • A inscrição é permitida tanto para candidatos matriculados no Ensino Médio como para candidatos que já concluíram esse nível de ensino. No PSS-2012 a inscrição só poderá ser efetuada:

    • apenas para as provas da 3ª série e de Redação em língua portuguesa, PSS 3, para candidato considerado apto no PSS 2 do ano anterior;
    • para o conjunto das provas das três séries, PSS 1, 2 e 3, quando o candidato:

      a) não tiver se submetido às provas do PSS 2  no ano anterior, ou

      b) tendo-as realizado, foi eliminado ou renuncia aos resultados obtidos.

A inscrição é aberta através de Edital e feita através da Internet.
O CPF e a Cédula de Identidade do candidato são documentos indispensáveis para a inscrição. Providencie, com a devida antecedência, esses documentos.

  • As provas são:

    • elaboradas de acordo com programas estabelecidos em referência à 1ª, à 2ª e à 3ª série do Ensino Médio. (Veja Programas das Matérias);

    • constituídas de questões objetivas, abrangendo, por série, as seguintes matérias: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia Geral e do Brasil, História Geral e do Brasil, Língua Inglesa ou Língua Francesa ou Língua Espanhola. No PSS 3 haverá também uma prova de Redação com questões de produção textual;

    • aplicadas em quatro dias, sendo os dois primeiros destinados às provas da 1ª e da 2ª série, respectivamente, e os dois últimos, às provas da 3ª série e à de Redação, conforme quadro abaixo.

    •  

    DATAS

    PARTICIPANTES

    PROVAS Nº DE QUESTÕES
    PSS 1

    Inscritos:

    - para o conjunto de provas do PSS 1, 2 e 3.

     

    Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Inglesa ou Língua Francesa ou Língua Espanhola, Matemática, Física, Química, Biologia, História Geral e do Brasil e Geografia Geral e do Brasil. Oito (08) questões na prova de cada matéria

    PSS 2

    Inscritos:

    - para o conjunto de provas do PSS 1, 2 e 3.

     

    Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Inglesa ou Língua Francesa ou Língua Espanhola, Matemática, Física, Química, Biologia, História Geral e do Brasil e Geografia Geral e do Brasil. Oito (08) questões na prova de cada matéria

    PSS 3

    (1º dia)

    Inscritos:

    - apenas para o PSS 3.

    - para o conjunto de provas do PSS 1, 2 e 3, e considerado apto nas provas do PSS 1 e 2.

    Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Língua Inglesa ou Língua Francesa ou Língua Espanhola.

    Redação

    Oito (08) questões por matéria e 02 (duas) questões de produção textual na prova de Redação.

    PSS 3

    (2º dia)

    Inscritos:

    - apenas para o PSS 3.

    - para o conjunto de provas do PSS 1, 2 e 3, e considerado apto nas provas do PSS 1 e 2.

    Matemática, Física, Química, Biologia, História Geral e do Brasil e Geografia Geral e do Brasil.

    Importante  

    • A língua estrangeira escolhida pelo candidato para as provas do PSS 1 será, obrigatoriamente, a mesma para as provas do PSS 2 e do PSS 3.

    • Ao se inscrever para as provas do PSS 3 ou para o conjunto de provas das três séries, PSS 1, 2 e 3, o candidato optará por um único curso da oferta de vagas.

    • As matérias objeto das provas estão agrupadas por Áreas de Conhecimento.

    a) Linguagens e códigos: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Inglesa ou Língua Francesa ou Língua Espanhola.

    b) Ciências da natureza e Matemática: Biologia, Física, Química e Matemática.

    c) Ciências humanas: História Geral e do Brasil e Geografia Geral e do Brasil.

    • Somente poderá realizar as provas do PSS 3 o candidato que obtiver, no conjunto de provas referentes ao PSS 1 e ao PSS 2

    a) pelo menos 15% do total de pontos possíveis em cada área de conhecimento e 

    b) média das notas brutas diferente de zero em cada uma das matérias.

    • A classificação para o curso escolhido é feita em função do desempenho do candidato nas provas referentes às três séries.

    PROVAS OBJETIVAS

    As Provas objetivas referentes a cada uma das séries do Ensino Médio contemplam as matérias Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Química, Física, Biologia, História Geral e do Brasil, Geografia Geral e do Brasil, Língua Inglesa ou Língua Francesa ou Língua Espanhola.

    No PSS - 2012, as provas objetivas referentes às três séries do Ensino Médio conterão apenas dois tipos de questões:

    1º Tipo - Questão de múltipla escolha com cinco alternativas ( a,  b,  c,  d,  e ), em que somente uma é correta.

    Exemplo:

    Em uma competição, após ter completado ½ da trajetória estabelecida, um atleta acelerou o passo e completou mais ¼ do total do percurso, quando foi advertido pelo seu técnico para que se poupasse, uma vez que ainda faltavam 1500m para o final da prova. Nesse contexto, conclui-se que o percurso da prova media:

    a)   6.000m         b)   5.000m          c)   4.500m            d)   6.500m          e)   5.500m

     

    Nessa questão, está correta a alternativa “a.”

    Para assinalar corretamente essa alternativa na folha de respostas, observe o modelo abaixo:

     

    2º Tipo -    Questão de múltipla escolha com até cinco afirmativas (I,  II,  III,  IV,  V), em que mais de uma é correta.

    Exemplo:

    A partir da década de 1980, em várias nações da América Latina, as ditaduras militares das duas décadas anteriores (1960 e 1970) começaram a se fragilizar e iniciou-se um processo de transição para a democracia liberal representativa.

    Sobre esse processo de transição, identifique as afirmativas corretas:

    1. O desgaste dos regimes militares latino-americanos, na década de 1980, deveu-se, entre outros motivos, à crescente dívida externa, à falta de controle da inflação, à alta taxa de desemprego e à retração de investimentos governamentais no setor produtivo.

    2. A transição democrática no Chile, diferentemente do caso argentino, caracterizou-se por uma tranqüila passagem do poder para governantes civis, que concederam perdão para os crimes cometidos pelo regime militar de Pinochet.

    3. A transição democrática na Argentina foi marcada pela apuração e julgamento das responsabilidades nos crimes cometidos pelo regime militar, denunciados pelas Mães da Praça de Maio (Buenos Aires) e estimados em cerca de 30.000 mortes.

    4. A transição democrática no Brasil, após a passagem do poder para os civis, foi seguida da concessão de uma anistia ampla, geral e irrestrita, tanto para os agentes de repressão do regime militar quanto para os envolvidos na luta armada.

    5. O fim das ditaduras militares, em vários países latino-americanos, também decorreu de movimentos de resistência da sociedade civil em articulação com denúncias, em escala mundial, das torturas e crimes cometidos por essas ditaduras.

     

    Nessa questão, estão corretas as afirmativas I, III e V.

    Para assinalar corretamente essas afirmativas na folha de respostas, observe o modelo abaixo:

     

     

    A T E N Ç Ã O: Nesse último tipo de questão, o candidato terá:

     

    • Pontuação total (1,0), quando assinalar todas as afirmativas corretas.

    • Pontuação parcial, quando assinalar apenas parte das afirmativas corretas.

     

    Só haverá pontuação, total ou parcial, quando, na assinalação da resposta, não for incluída afirmativa incorreta.

     O cálculo para a pontuação parcial será efetuado, de acordo com a fórmula abaixo:

    Onde:

    P = pontuação do candidato na questão;  

    n = número de afirmativas da questão;

    i  = número de afirmativas corretas da questão;         

    j = número de afirmativas corretas  identificadas pelo candidato.

    Na questão apresentada, se o candidato assinalar apenas duas das afirmativas corretas, por exemplo, III e V, e não assinalar nenhuma incorreta, a questão terá a seguinte pontuação parcial, aplicando-se a fórmula anteriormente descrita:

    Portanto, nesse caso, a pontuação parcial obtida será 0,8.

    A pontuação parcial desse tipo de questão será considerada com duas casas decimais, observadas as normas de arredondamento.

A prova de cada matéria nos  PSS 1, PSS 2 e PSS 3 conterá 5 questões de múltipla escolha do 1º tipo (a,b,c,d,e) e 3 do 2º tipo (I, II, III, IV, V).

Veja aqui, o modelo da folha de respostas.

PROVA DE REDAÇÃO

A prova de Redação do PSS-2012 conterá duas questões de produção textual, contemplando gêneros textuais diversos como por exemplo: carta, notícia, reportagem, resenha crítica, texto de opinião, texto publicitário, resumo etc.

O candidato deverá estruturar os textos em prosa, de acordo com o gênero solicitado,  e apresentá-los em letra legível nos espaços estabelecidos, utilizando caneta esferográfica azul ou preta.

Cada questão da prova de Redação será corrigida por, no mínimo, dois professores examinadores, contemplando-se os critérios de avaliação descritos no quadro abaixo:

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

ASPECTOS CONSIDERADOS

Gênero e Tema

Adequação do texto ao Gênero e/ou Tema solicitados.

Coerência e Coesão Textuais

Princípio da não-contradição, da continuidade e da progressão do sentido entre as partes do texto.

Emprego adequado dos elementos coesivos referenciadores e seqüenciadores, que assinalam a manutenção, a progressão do sentido e as relações lógico-semânticas entre os enunciados.

Norma Padrão da Língua Escrita

Usos da linguagem adequados aos diferentes gêneros textuais/discursivos.

Terá nota ZERO em uma questão da prova de Redação, o candidato que:

  • desenvolver o texto em desacordo com o tema e/ou gênero solicitados;

  • apresentar texto em forma de verso;

  • apresentar o texto fora do espaço estabelecido.

A prova de Redação tem caráter eliminatório, sendo excluído do PSS o candidato que:

  • obtiver nota bruta igual a zero, ou

  • obtiver nota bruta inferior a 40% (quarenta por cento) da média aritmética de todas as notas brutas atribuídas às provas de Redação, excluídas as notas zero e desprezadas as casas decimais resultantes do cálculo.

  •  

OBSERVAÇÕES REFERENTES AOS CURSOS DE TRADUÇÃO, DE MÚSICA, DE TEATRO E DE ARTES VISUAIS

  • As vagas para os cursos de Tradução, de Música, de Teatro e Artes Visuais são preenchidas mediante processos seletivos específicos. Nesses processos, o candidato deverá fazer as mesmas provas referentes à 1ª e à 2ª série do Ensino Médio aplicadas no PSS (ou tê-las feito em PSS imediatamente anterior e não ter sido eliminado), a prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da 3ª série do PSS e a prova de Redação. Deverá ainda se submeter, conforme o caso, a uma Prova de Conhecimento Específico em Tradução, em Música  ou em Teatro  ou em Artes Visuais, cuja nota comporá a média final para a classificação.

QUE MEDIDAS SÃO UTILIZADAS PARA AVALIAR O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS?

Tanto no caso do candidato que faz as provas ano a ano como no caso daquele que faz o conjunto de provas das três séries, são utilizadas as seguintes medidas:

  • Nota Bruta
  • Nota Padronizada

O que significam tais medidas?

Nota Bruta ( NB )

A nota bruta é o número de pontos obtidos pelo candidato na prova de uma determinada matéria. Tomemos, por exemplo, a matéria Matemática na prova referente à 1ª série. Se o candidato obtiver 6 acertos, sua nota bruta, em Matemática, será igual a 6.

NB = 6

Nota Padronizada ( NP )

No Ensino Fundamental e Médio, os professores corrigem as provas e fornecem os resultados aos seus alunos em notas que, normalmente, variam numa escala de 0 (zero) a 10 (dez). São as chamadas "notas brutas", que são facilmente entendidas por todos.

Dessa forma, se um aluno disser que tirou 10 (dez) em História, saberemos que ele acertou a prova toda. Por outro lado, se o mesmo aluno afirmar que tirou 5 (cinco) em Biologia, imaginaremos que ele acertou a metade da prova.

Entretanto, chegada a hora do PSS, as notas brutas a que estamos acostumados cedem lugar às notas padronizadas. E aí os estudantes fazem muitas perguntas. O que é uma nota padronizada? Como se faz para calculá-la? Por que não se usam as tradicionais notas brutas no vestibular?

As duas primeiras perguntas serão respondidas mais adiante, quando da explicação sobre a avaliação do desempenho dos candidatos no PSS. Quanto à terceira, é fácil entender que as notas atribuídas na escola servem para verificar em que pontos da matéria o aluno está bem, em que partes ele precisa de reforço, se ele pode ser promovido de uma série para outra, se deve se submeter a um processo de recuperação e, finalmente, se deve ser reprovado. Nesta situação, caso o professor venha a "dar" 6 (seis) para um aluno e 8 (oito) para outro, em nada afetará a aprovação de ambos, nem interferirá na vida dos demais alunos. Em outras palavras: a nota na escola do Ensino Fundamental e do Ensino Médio não tem sentido comparativo, já que a aprovação ou a reprovação de um estudante não interfere na vida dos seus colegas.

Mas no vestibular é diferente, pois a realidade atual impõe um sistema de comparação de notas, pois não há vagas para todos. Enquanto na escola todos podem ser aprovados, no vestibular todos podem obter a nota mínima, mas somente os de melhor desempenho (maiores notas) ocuparão as vagas oferecidas. É a forma de seleção dos mais aptos, pelo sistema do mérito intelectual.

E por que não podemos somar 8 (oito) de Matemática com o 8 (oito) de História no vestibular? Pela simples razão de que as provas não possuem o mesmo grau de dificuldade, já que, por exemplo, um 8 (oito) numa prova de Matemática que "teve" média 4 (quatro) vale mais do que um 8 (oito) numa prova de História que "teve" média 7 (sete)! Neste caso, a soma do 8 (oito) em Matemática com o 8 (oito) em História significa a mesma coisa que as seguintes somas: soma de 8 (oito) bananas com 8 (oito) laranjas! Soma de 8 (oito) centímetros com 8 (oito) polegadas! Soma de 8 (oito) litros com 8 (oito) galões! Um verdadeiro absurdo, não acham?

Para que duas ou mais parcelas sejam somadas é preciso que elas estejam numa mesma escala, isto é, que sejam mensuradas pela mesma unidade de medida.

O Processo Seletivo Seriado é um exame de natureza classificatória. Assim, o objetivo do sistema de avaliação numérica das provas é determinar a posição de um candidato em relação aos demais. Para fazer essa comparação utilizando-se as notas obtidas pelos candidatos nas diferentes provas, é necessário que se tenha a mesma unidade de medida, comum às várias provas.

A unidade de medida que oferece maiores vantagens para a comparação da posição de um candidato em relação aos outros, quando vários instrumentos de medida (provas) são utilizados, é o chamado escore-padrão.

O escore-padrão ou escore padronizado indica a quantidade de unidades de desvio-padrão. O desvio-padrão é uma medida estatística que indica a magnitude de dispersão das notas em torno da sua média. Quando as notas são concentradas em torno da média, o desvio-padrão é pequeno. Quando as notas se distanciam da média, o desvio-padrão é grande. Qual a importância do desvio padrão? Exemplifiquemos: um candidato obteve 7 na prova de Matemática, que "teve" média 4 (quatro) e 7 (sete) na prova de Física, que também "teve" média 4 (quatro). Qual o 7 (sete) que vale mais? O de Matemática ou o de Física?

Muitos dirão que os dois sete valem a mesma coisa, mas isto não é verdade. Vejamos por que.

Imaginemos que na prova de Matemática, a maioria das notas esteja próxima da média (desvio padrão pequeno) enquanto que, na de Física, as notas estejam mais espalhadas em torno da média (desvio padrão grande). Nessas condições, pode-se concluir que o 7 de Matemática vale mais porque está situado acima de um maior número de notas que o de Física.

A nota padronizada é, em síntese, uma transformação da nota bruta.

Como padronizar uma nota bruta?

A fórmula que permite calcular o escore-padrão (EP) de um candidato i , numa determinada matéria, é:

Onde :

EP = escore-padrão.

NBi = nota bruta obtida pelo candidato i, na prova de uma determinada matéria.

= média das notas brutas obtidas pelos candidatos que se submeteram à mesma prova.

Sx = desvio-padrão das notas brutas da prova.

Apliquemos essa transformação ao exemplo citado no início desta explicação. Se a nota bruta do candidato foi 6, na prova de Matemática referente à 1ª série, e a média e o desvio-padrão das notas brutas dessa prova foram, respectivamente, 4 e 2, o seu escore-padrão será:

Esse resultado mostra que o candidato obteve uma unidade de desvio-padrão acima da média, na prova de Matemática da 1ª série.

A fim de se evitarem decimais e valores negativos, a COPERVE transforma os escores-padrão obtidos em notas padronizadas. Estas têm média arbitrada em 500 e desvio-padrão arbitrado em 100. Conseqüentemente, a nota padronizada (NP) do candidato i , em qualquer matéria, será:

No exemplo dado, a nota padronizada do candidato na matéria Matemática, na prova da 1ª série, será:

NP = 500 + 100 × 1 = 600

Essa nota indica que o candidato obteve 6(seis) desvios-padrão na sua avaliação (6 × 100).

Considerando que as provas são aplicadas por série do Ensino médio, teremos:

Nota padronizada 1 (NP1): nota padronizada do candidato na prova da 1ª série de uma determinada matéria.

Nota padronizada 2 (NP2): nota padronizada do candidato na prova da 2ª série de uma determinada matéria.

Nota padronizada 3 (NP3): nota padronizada do candidato na prova da 3ª série de uma determinada matéria.

Nota padronizada 4 (NP4): nota padronizada representativa do desempenho do candidato na prova de Redação.

Observação: As notas padronizadas são calculadas levando em conta o desempenho de todos os candidatos que se submeteram à mesma prova, excluídos os eliminados do Processo Seletivo, de modo que, em cada matéria, as notas padronizadas tenham a mesma média (500) e o mesmo desvio padrão (100).

As notas brutas e as notas padronizadas obtidas pelos candidatos, nas avaliações referentes ao PSS 1 e 2, são divulgadas, por matéria, sem caráter classificatório, após a correção das provas.

 

COMO É FEITA A CLASSIFICAÇÃO FINAL?

Após a correção das provas d o PSS 3, calcula-se para cada candidato a Nota Final (NF), por matéria. Essa será a média das notas padronizadas 1, 2 e 3 por ele obtidas em cada matéria. A nota final do candidato na prova de Redação será igual à sua nota padronizada 4.

Para efeito da classificação final, é calculada a Média Final (MF) de cada candidato, efetuando-se a média aritmética de todas as suas notas finais, de modo que a média final tenha uma casa decimal, desprezando-se as demais casas decimais resultantes do cálculo.

Para um melhor entendimento, consideremos o seguinte exemplo, relativo a um candidato que tenha obtido as notas padronizadas, por matéria, indicadas no  quadro a seguir:

Matéria

Notas Padronizadas

Nota Final

1ª Série-NP1

2ª Série-NP2

3ª Série-NP3

Redação-NP4

Português

544

640

637

-

607

Matemática

604

566

630

-

600

Química

634

718

721

-

691

Física

544

612

623

-

593

Biologia

480

460

515

-

485

História

750

806

823

-

793

Geografia

710

670

735

-

705

Inglês

805

715

805

-

775

Redação

- - - 675

675

A Nota Final em cada matéria é obtida efetuando-se a média aritmética das notas padronizadas NP1, NP2 e NP3 obtidas na matéria. No caso de Redação, a Nota Final será igual à nota padronizada 4 (NP4). 

A Média Final é a média aritmética das Notas Finais: (607+600+691+593+485+793+705+775+675) / 9 = 658,2.

A classificação final é feita por curso, na ordem decrescente das médias finais (MF), até o limite das vagas ofertadas. Havendo empate de médias finais, terá preferência, na ordem de classificação, o candidato com maior Nota Final em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Considerado o total de vagas oferecido pelo  curso e persistindo o empate na disputa pela última vaga, serão classificados todos os candidatos que se encontrarem com igual Média  Final.

Efetuada a classificação final, os candidatos que não obtiveram classificação para as vagas ofertadas constituirão lista de espera, por curso, ordenados na ordem decrescente das médias finais obtidas, com vistas a eventuais classificações de novos candidatos, em substituição aos que não fizerem o cadastramento obrigatório.

Os participantes da lista de espera que não forem classificados para o curso de sua opção inicial poderão concorrer, mediante reopção, a qualquer vaga remanescente de qualquer dos cursos ofertados.

ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO APTO PARA AS PROVAS DO PSS 3

ATENÇÃO

Se você fez, no PSS-2011, as provas do PSS 2 e foi considerado apto, poderá, no PSS-2012:

a) inscrever-se apenas para as provas do PSS 3, ou

b) renunciar às notas obtidas e inscrever-se para o conjunto das provas do PSS 1, 2, e 3.

Como decidir? Para isso, você poderá comparar o seu desempenho com o dos candidatos que, no PSS anterior, concorreram ao mesmo curso que você deseja escolher. Essa comparação pode ser feita utilizando a MD (Medida de Desempenho), que corresponde ao desempenho de cada candidato nas provas da 1ª e da 2ª série. Assim, você deverá verificar a sua MD e as MDs dos candidatos que, no PSS 2011, foram considerados aptos às provas da 3ª série, concorrendo ao mesmo curso que você deseja. 

Supondo que o curso de sua predileção seja Odontologia, João Pessoa, turno  manhã/tarde, que oferece 80 vagas, consulte a seguinte tabela:

PSS-2011

MD, EM ORDEM DECRESCENTE, DOS CANDIDATOS APTOS PARA AS PROVAS DO PSS 3

CURSO CAMPUS TURNO MD ORDEM
ODONTOLOGIA JP MT 696,8 0001
ODONTOLOGIA JP MT 678,4 0002
ODONTOLOGIA JP MT 669,8 0003
ODONTOLOGIA JP MT 660,9 0004
ODONTOLOGIA JP MT 659,2 0005
ODONTOLOGIA JP MT 657,6 0006
: : : : :
: : : : :
ODONTOLOGIA JP MT 598,1 0077
ODONTOLOGIA JP MT 597,5 0078
ODONTOLOGIA JP MT 597,3 0079
ODONTOLOGIA JP MT 597,3 0080
: : : : :
: : : : :
ODONTOLOGIA JP MT 583,2 0120
ODONTOLOGIA JP MT 583,1 0121
ODONTOLOGIA JP MT 585,5 0122
: : : : :
: : : : :

Os 80 candidatos que tiveram as maiores MDs foram os que tiveram maior chance de obter classificação para o curso em questão. Então, compare a sua MD com as 80 primeiras MDs da tabela acima. Se sua MD estiver entre essas 80 MDs ou próxima a elas, você terá uma boa chance de classificação para esse curso, inscrevendo-se apenas para as provas do PSS 3.

Quanto menor for a sua MD e quanto mais distante estiver das 80 primeiras MDs da tabela acima, menor será a sua chance de classificar-se para o curso de Odontologia, João Pessoa, manhã/tarde, inscrevendo-se apenas para as provas do PSS 3. Nesse caso, será melhor renunciar às notas obtidas e inscrever-se para o conjunto de provas das três séries.

Procure a tabela correspondente ao curso, campus e turno de sua preferência, para tomar a decisão quanto à inscrição apenas para as provas da 3ª série ou para o conjunto de provas das três séries.

VEJA AQUI O DESEMPENHO (MD), POR CURSO, DOS CANDIDATOS

 QUE FORAM APTOS ÀS PROVAS DA 3ª SÉRIE NO PSS - 2011

 

ESCLARECIMENTO FINAL

As notas obtidas pelos candidatos nas provas referentes a cada série ficam arquivadas em computador, com cópia de segurança (backup) gravada em mídia CD/DVD.

Além disso, após a realização das provas referentes à 1ª e à 2ª série, o candidato que faz as provas ano a ano receberá um "boletim", contendo as notas obtidas. As notas referentes às provas da 3ª série e à prova de Redação serão divulgadas com o resultado da classificação final, em cada ano.